Para fazer o pisto manchego, cortar o pimento em tiras, temperar com sal e pimenta e refogar em azeite virgem extra. Quando estiver macio, juntar o tomate triturado com uma pitada de sal e uma colherzinha de mel. Cozinhar em lume médio durante 20 minutos ou até o molho reduzir e o pisto começar a libertar o azeite. Reservar.
Numa caçarola de ferro, alourar o alho laminado e retirar. No mesmo azeite, selar os lombos de Bacalhau Selvagem do Alasca. Começar com a pele virada para cima para libertar a gelatina e facilitar o "pil pil". Depois, virar para dourar a pele (3 a 5 minutos de cada lado, consoante a espessura). É preferível deixá-lo mal passado.
Fazer um falso pil pil com o azeite onde se selou o bacalhau, usando um coador e movimentos circulares rápidos. Verá que o molho emulsiona.
Preparar uma maionese com o pil pil, os alhos dourados e o ovo. Colocar num copo, cobrir com azeite e bater até obter a maionese. Reservar.
Empratar com uma base de pisto, o bacalhau por cima e cobrir com a maionese de pil pil. Decorar com nozes picadas, cebolinha e rebentos de couve-roxa.