Se deseja mais informação sobre as campanhas de ASMI para promover os produtos do mar do Alaska, solicitar informação para imprensa ou material gráfico, por favor contacte o escritório do sul da Europa, situado em Barcelona, Espanha:
Representante Regional Alaska Seafood Marketing Institute
C/ Borrell 7 – Local 19 08190 St. Cugat del Vallès (Barcelona) Espanha
Tel:+34 93 589 8547
Fax:+34 93 589 7051
E-mail: [email protected]
Web: www.alaskaseafood.org
O Alaska caracteriza-se pela sua actividade pesqueira. Durante séculos, os peixes do mar e do rio dos EUA eram objeto de exploração por parte do homem, desde a pesca dos povos costeiros da pré-história até à indústria moderna do presente.
O Alaska conta com reservas abundantes de uma variedade imensa de espécies de peixes e alberga habitats marinhos e fluviais de águas puríssimas.
As instituições estatais e federais ocupam-se de gerir com eficácia a indústria pesqueira para que seja produtiva, sustentável, limpa e saudável.
O Alaska é o único estado do EUA cuja constituição estabelece explicitamente que todos os produtos do mar devem ser utilizados, desenvolvidos e mantidos em função do princípio do rendimento sustentável.
As pescarias estão rigorosamente controladas por científicos do NMFS e por entidades encarregues de fazer cumprir a lei.
A variabilidade natural é explicitamente levada em consideração, pois as cotas são percentagens do CMP, que variam a cada ano, ao invés de percentagens de uma quantidade fixa de peixes. A fração que corresponde a uma pessoa não varia de acordo com as flutuações naturais das populações de peixes.
Graças à abundância de peixes e crustáceos nas águas do Alaska, a atividade piscatória desenvolve-se durante todo o ano, dando vida à sua economia e dinâmica ao nível das capturas, pois cada espécie tem uma época de pesca definida.
A qualidade do peixe é melhor porque as quantidades capturadas são mais uniformes e isto permite um melhor manuseamento a bordo e um processamento rápido; Isso também reduz a quantidade de resíduos.
Os barcos realizam viagens curtas e os peixes que são entregues para serem processados são muito frescos, garantindo a sua máxima qualidade. Graças a sistemas de rastreabilidade certificados, também é possível acompanhar o movimento deste produto – através das etapas especificadas de produção, processamento e distribuição – desde a sua chegada ao porto até a sua entrega nas nossas mesas.
Temporadas de pesca |
Nas águas do Alaska, abundam as variedades de peixes e crustáceos cujas épocas de pesca são sazonais e variam de acordo com a variedade de produto.
|
Métodos de Pesca |
A pesca no Alaska é uma atividade que ocorre durante todo o ano; Divide-se em e diferentes métodos de captura, dependendo do tipo de peixe e/ou marisco que se apanha.
|
Gestão Responsável de Pesca |
A questão da Gestão Responsável da Pesca (GRP) é cada vez mais complexa e, ao mesmo tempo, a sua importância é cada vez mais crucial.
|
Certificados de Sustentabilidade |
A comunidade pesqueira do Alaska segue vários padrões implementados pelo Estado para garantir que todos os produtos do Alaska sejam certificados como Selvagens, Naturais e Sustentáveis.
|
Rastreabilidade |
A Rastreabilidade é a «capacidade de seguir o movimento de um alimento através de etapas especificas de produção, processamento e distribuição« (Codex Alimentarius)
|
Qualidade |
Conforme exigido por lei, todas as espécies do mar de Alaska são processadas em instalações que atendem a todos os padrões e práticas de segurança alimentar.
|