Contacto

Se deseja mais informação sobre as campanhas de ASMI para promover os produtos do mar do Alaska, solicitar informação para imprensa ou material gráfico, por favor contacte o escritório do sul da Europa, situado em Barcelona, Espanha:

David McClellan

Representante Regional Alaska Seafood Marketing Institute

C/ Borrell 7 – Local 19 08190 St. Cugat del Vallès (Barcelona) Espanha

Tel:+34 93 589 8547
Fax:+34 93 589 7051

E-mail: dmcclellan@alaskaseafood.org
Web: www.alaskaseafood.org

Segue-nos nas Redes Sociais

 

Qualidade

Qualidade dos produtos do mar de Alaska

Conforme exigido por lei, todas as espécies do mar de Alaska são processadas em instalações que atendem a todos os padrões e práticas de segurança alimentar. Esses regulamentos exigem a monitorização dos pontos de verificação para garantir a segurança alimentar, com supervisão da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e do Departamento de Conservação Ambiental do Estado do Alaska. Os produtores e clientes trabalham juntos para garantir os níveis máximos de qualidade do produto. Muitos clientes realizam inspeções e auditorias nos seus fornecedores por iniciativa própria. É uma prática comum na indústria que, entre outras coisas, dá grande importância à rastreabilidade.

 

O Departamento de Conservação Ambiental do Estado do Alaska conduz uma triagem rigorosa para detetar a presença de contaminantes ambientais em peixes do Alaska. O estado do Alaska financia este programa para garantir a saúde de seus recursos naturais, marinhos e de água doce. As espécies de peixes do Alaska são avaliadas anualmente e níveis preocupantes de contaminantes nunca foram determinados. Os resultados do programa de observação de peixes podem ser encontrados em: http://dec.alaska.gov/eh/vet/fish.htm

Variação de cor da pele do salmão
Variação de cor da pele do salmão

A qualidade do Salmão

A captura inicial, o manuseamento e o armazenamento do pescado e as operações básicas de processamento antes da embalagem são fatores importantes que influenciam a qualidade do salmão. Para determinar o valor ou grau de preferência, o seguinte deve ser considerado:

 

  • O tamanho.
  • As características de coloração interna e externa.
  • O conteúdo de gordura.
  • O grau de maturidade.
  • O método de captura.
  • Frescura.
  • O estado de conservação.

 

Portanto, a “Qualidade” é influenciada tanto pelas características intrínsecas do pescado como pelo manuseamento a que foi submetido, o seu grau de frescura e conservação. Uma característica do Salmão Selvagem é a mudança natural da forma e da cor que ocorre à medida que amadurece e se aproxima do criadouro em água doce. Existe um nicho de mercado para cada tonalidade de salmão.