Contacto

Se deseja mais informação sobre as campanhas de ASMI para promover os produtos do mar do Alaska, solicitar informação para imprensa ou material gráfico, por favor contacte o escritório do sul da Europa, situado em Barcelona, Espanha:

David McClellan

Representante Regional Alaska Seafood Marketing Institute

C/ Borrell 7 – Local 19 08190 St. Cugat del Vallès (Barcelona) Espanha

Tel:+34 93 589 8547
Fax:+34 93 589 7051

E-mail: dmcclellan@alaskaseafood.org
Web: www.alaskaseafood.org

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Rastreabilidade

O que é a RASTREABILIDADE?

 

A Rastreabilidade é a «capacidade de seguir o movimento de um alimento através de etapas especificas de produção, processamento e distribuição«

(Codex Alimentarius)

Entrega Alaska seafood

Quais são os elementos fundamentais?

 

A rastreabilidade pode ser alcançada usando um sistema para rastrear produtos à medida que são recebidos, processados, etiquetados e despachados.

 

O sistema de rastreabilidade inclui os seguintes elementos:

 

  • Produto recebido: consiste em conhecer e demonstrar de onde vêm os produtos recebidos.
  • Separação: controle e mantenha lotes de produtos separados ou lotes (no espaço e no tempo).
  • Produto de Saída: Certifique-se de que a embalagem do produto seja feita separadamente e que corresponda a cada lote.
  • Etiquetas: Todos os produtos que entram e saem devem conter as informações necessárias para identificá-los.
  • Registos: Certificar a boa manutenção de registos em cada etapa do processo (recebimento, armazenamento, fabrico e envio).
Como a rastreabilidade é verificada?

 

A rastreabilidade pode ser verificada usando vários métodos, incluindo: depoimentos, auditorias de clientes e auditorias de terceiros.

 

Declaração ou declaração da empresa

 

O cliente pede ao seu fornecedor que indique, por escrito, a confirmação da origem. O cliente conta com a Certificação (declaração ou declaração juramentada) do fornecedor de que cumpre as legislações estaduais, federais e internacionais aplicáveis ​​que garantem a Rastreabilidade.

 

Auditoria do cliente

 

Este método de verificação pode ser feito de duas maneiras gerais. O método básico é o cliente visitar o escritório do fornecedor e rever os arquivos do fornecedor (bilhetes de pesca, relatórios de desembarque, registos de processamento, pedidos de compra, listas de envio, faturas, etc.) em relação aos produtos que o cliente compra. O nível mais avançado é para o cliente visitar as fábricas de processamento do fornecedor (perto dos pesqueiros) e as instalações de fabrico (longe dos pesqueiros) e realizar uma verificação física da rastreabilidade dos produtos.

 

Auditoria de terceiros

 

O cliente contrata os serviços de um auditor externo e negocia o grau (intensidade) de auditoria desejado. O auditor visita as fábricas, instalações e escritórios do fornecedor e conduz os exames e inspeções necessários. O auditor então relata as descobertas aos consumidores/cliente.

Rastreabilidade, uma questão de lei

Etiquetas produtos de Alaska
Etiquetas produtos de Alaska

Os esforços legislativos para impor a rastreabilidade dos alimentos têm sido liderados pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos (EUA), com outras organizações como o Codex Alimentarius e a Organização Internacional de Normalização (ISO) desempenhando um papel importante no desenvolvimento de padrões e diretrizes internacionais.

 

Todos os mariscos do Alaska são rastreáveis ​​por lei. Os fornecedores de marisco do Alaska devem cumprir as leis e regulamentos nacionais e internacionais aplicáveis ​​que regem os produtores de alimentos. Além disso, os fornecedores do Alaska devem aderir ao Padrão de Rastreabilidade regido pelo Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI), garantindo que tenham rastreabilidade dos produtos que produzem.

É importante ter em mente que praticamente todas as auditorias de rastreabilidade externas ou de terceiros possuem a documentação já exigida por lei, e os esforços de boa fé da empresa para poder comprovar a rastreabilidade e a boa manufatura moderna.

 

A maioria das auditorias de terceiros verifica se os elementos críticos para Rastreabilidade estão presentes para uma determinada empresa. O nível de rigor que aplica à documentação de Rastreabilidade deve ser adequado às necessidades do seu negócio, e em função da relação que tem com o fornecedor.