02 Ago Conselhos para desfrutar do melhor salmão selvagem grelhado
Quando chega o verão às cozinhas, saem à rua os grelhados e churrascos. É um símbolo de reunião e de celebração à mesa. Para que consiga tirar o melhor partido desta técnica de cozinha, mostramos-te alguns conselhos para desfrutar do melhor salmão selvagem grelhado.
Embora saibamos que um churrasco aceita uma grande variedade de produtos, no Alaska Seafood queremos propor que o salmão selvagem seja a estrela do seu próximo churrasco. Desta forma, beneficiará de todas as propriedades nutricionais do salmão selvagem do Alaska e das qualidades culinárias que farão da sua comida uma iguaria deliciosa.
Antes de começar, é importante ter em mente que, ao cozinhar o produto na grelha, seja ele qual for, colocar o fogo alto não fará com que cozinhe mais cedo, na verdade, provavelmente acabará queimado, e por isso perdendo todo o seu sabor e propriedades. Quando falamos de peixes, quatro minutos em fogo baixo são suficientes para deixar o nosso produto pronto.
Marinar o salmão
O termo marinar implica “conservar um alimento cru, especialmente um peixe, com marinada, para que amoleça e adquira o tempero e aroma desejados”. Isso permite-nos preparar com antecedência o nosso produto a gosto, para que na grelha adquira o máximo de sabor e suculência possíveis. Uma hora de marinada é suficiente para que o salmão adquira o sabor, mas será melhor se for preparado com mais tempo, embora sem exagerar para que o produto não fique muito alterado. Este tempo de marinada também varia em função do tamanho do peixe e do quão ácida a mistura é, quanto mais ácida, menos deve atuar no produto.
Veja aqui as nossas receitas com salmão selvagem.
Opções de Marinada
Entre as opções de marinar podemos recorrer a formas fáceis como misturar açúcar e sal nas mesmas proporções, adicionar pimenta e algumas ervas como endro, embrulhar em película e depois deixar repousar num recipiente no frigorífico. Óleo, sumo de lima ou limão e qualquer erva a gosto, também formam uma mistura perfeita para espalhar no nosso salmão previamente salgado. Essa mistura também pode ser usada para pintar sobre o salmão enquanto assa nas brasas.
Por outro lado, também temos a opção de rechear os nossos peixes com vegetais ou rodelas de limão diretamente sobre o salmão.
O segredo de uma boa marinada está na mistura. O sal dá mais sabor e torna o salmão mais macio, embora molhos como a soja também possam ser usados. Um componente ácido é necessário para dar sabor e realçar o sabor do peixe, bem como para prevenir o aparecimento de bactérias. Um limão, uma lima ou uma laranja são alguns exemplos. Além disso, o azeite tem um grande papel, não só porque acrescenta ao peixe o seu ponto de sabor, mas também facilita o processo de aromatização do conjunto de temperos. E são esses condimentos que dão todo o sabor e aroma da comida, e embora isso vá ao gosto pessoal de cada um, ervas como endro, coentro, tomilho ou estragão vão muito bem para marinadas.
Por fim, lembre-se que se cozinharmos no grelhador é aconselhável deixar começar pelo lado da pele, depois virar e terminar de servir com um molho que dê o toque final. Resta desfrutar do nosso salmão selvagem grelhado do Alaska com amigos ou família!
Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.